sexta-feira, 3 de Maio de 2024  17:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


MÚSICA

imprimir resumo

António Victorino d´Almeida

António Victorino d´Almeida


dia 28 de Fevereiro pelas 21h30/ ano 2016

Teatro Aveirense


Conferência/Concerto - A Portugalidade
António Victorino d`Almeida

HOMENAGEM AO MAESTRO ANTÓNIO VICTORINO D' ALMEIDA ASSINALANDO AS COMEMORAÇÕES OFICIAIS DO SEU 75º ANIVERSÁRIO
Como é fácil de

depreender a figura central da Conferência/Concerto será o próprio Maestro António Victorino d’ Almeida, quer tematicamente, quer no sentido performativo da mesma.
No entanto, e tal como tem acontecido nesta parceria que já se repetiu mais de uma centena de vezes, o diálogo entre os dois oradores fluirá com total naturalidade evocando características intrínsecas da Portugalidade e abordando figuras tão diferentes da Cultura Portuguesa como uma Amália Rodrigues (1920-1999) ou Carlos do Carmo (N. 1939), passando por Carlos Paredes (1925-2004), mas não deixando também de abordar importantes Compositores Portugueses como Frederico de Freitas (1902-1980) ou Joly Braga Santos (1924-1988), entre outros.
A presença em palco de um piano de cauda é neste caso imprescindível pois o Maestro António Victorino d’ Almeida dará asas à sua extraordinária capacidade de improvisador para, a par e passo, ir ilustrando musicalmente ao piano as ideias e os conceitos apresentados no decorrer da conferência.

António Victorino d’ Almeida (N. 1940) é hoje unanimemente reconhecido como o Compositor Português mais importante da actualidade.
Ao contrário do que se possa imaginar numa primeira abordagem menos atenta do assunto, esta afirmação é fundamentada com base em três critérios bem objetivos:

1 – A Quantidade de Obra produzida: O seu Catálogo de Obras Musicais já vai no Opus 175, o que corresponde a muito mais de 200 Obras Musicais Compostas, porquanto a alguns números de opus correspondem conjuntos de várias peças musicais (por exemplo os 12 Prelúdios para Piano Opus 7), já para não falar em inúmeros Fados e Canções não catalogados, portanto sem número de opus;
2 – A Diversidade da Obra produzida: Música Sinfónica (6 Sinfonias, Aberturas, Concerto para Piano e Orquestra, Concerto para Violino e Orquestra, Concerto para Tuba e Orquestra entre muitas outras Peças Orquestrais), Ópera, Música Coral-Sinfónica (Missa de S. Francisco de Assis), para Instrumentos Solo (7 Sonatas para Piano e uma grande diversidade de outras obras para piano, bem como para outros instrumentos), Música de Câmara, Música Vocal, Música de Cena, Bandas Sonoras de Filmes e de Séries de Televisão, Fados e Canções.
3 – A Qualidade da Obra produzida: Reconhecida pelo público, pela crítica especializada e pelos seus pares.
Deste modo, e dissipadas quaisquer dúvidas relativamente à dimensão da personalidade que com este projecto se pretende homenagear, pareceu-nos uma extraordinária oportunidade aproveitar a data em que esta destacada figura da cultura portuguesa completa 75 Anos para que o Estado Português – numa homenagem que nos parece justíssima – pudesse presentear por um lado o próprio visado, e, por outro lado o Público por esse mundo fora.

Ora António Victorino d’ Almeida sempre defendeu publicamente que não se deve confundir Cultura com Entretenimento…
Efetivamente, e independentemente da importância que o Entretenimento deve ter numa qualquer normal e saudável existência humana, são dois conceitos que em caso nenhum devem ser confundidos.
Estamos de acordo.
É neste pressuposto que se pretende levar a cabo esta digressão, que começou por ser internacional - a que agora se juntarão um conjunto de entidades nacionais, dando a oportunidade ao Público de poder usufruir de um momento único, festivo, cheio de vitalidade, oportunidade de exaltação e projecção da verdadeira Arte e Cultura Portuguesas em Grandes Palcos numa Conferência/Concerto que denominamos “A Portugalidade”, a qual decorrerá em clima de grande informalidade, no estilo a que o Maestro António Victorino d’ Almeida nos habituou a apreciar as suas actuações públicas de carácter didáctico, formativo e artístico.

Preço Único: 10€

Ficha Artística: Miguel Leite e Maestro António Victorino d' Almeida
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®